Post Details


Imagem da década de 2020

2020

  • A Campanha da Fraternidade desse ano teve como tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e como lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (cf. Lc 10,33-34).
  • O Colégio contratou a Consultoria e Treinamento Inclusão Escolar (Efeito) para prestar treinamento à área pedagógica no que dizia respeito à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais.
  • Nesse ano de 2020, vivenciamos situações atípicas devido à pandemia do Coronavírus (Covid-19): o Governo anunciou a paralisação das aulas presenciais a partir do mês de março. Implantamos as aulas on-line para todos os alunos e o calendário do Colégio foi adaptado à nova realidade. A Covid-19 impactou a saúde, a economia e a educação no mundo. Segundo a Unesco, mais de 1,5 bilhão de alunos e 60 milhões de professores de 165 países foram afetados pela suspensão das aulas presenciais para combater a propagação do vírus. Instituímos uma Comissão de Pais especialistas nas áreas de saúde e de gestão para nos assessorar nos procedimentos específicos que antecederam o retorno às atividades escolares presenciais (protocolos de procedimentos básicos de segurança e ações preventivas), o que aconteceu apenas em meados de 2021, com escalas de alunos, por séries.
  • A Escola de Formação de Leigos também se adaptou ao sistema on-line, propiciando reuniões, reflexões e celebrações com todos os educadores. Demos continuidade à formação sistemática do leigo no carisma, na filosofia e na espiritualidade de Paula Frassinetti. Procuramos institucionalizar os projetos sociais para a práxis da missionariedade, embora tenhamos tido grandes restrições devido à pandemia do Coronavírus.
  • Fornecimento e instalação de sistema de ar-condicionado e de exaustão nas quatro salas construídas no Miniauditório.

 

Imagem da década de 2020

2021

  • Até o dia 27 de janeiro de 2021, não havia sinalização por parte da Prefeitura de Belo Horizonte e do Comitê Municipal de Combate à Covid-19 para a reabertura das escolas. Inclusive, os Alvarás de Localização e Funcionamento foram suspensos e/ou cassados no ano de 2020. O Colégio Santa Dorotéia apoiou todos os movimentos que defendiam o retorno às aulas presenciais e reiterou que estava preparado para receber os estudantes, professores e funcionários, seguindo as normas estabelecidas no protocolo elaborado com a participação da Associação Mineira de Epidemiologia e Controle de Infecções (AMECI) e de representantes de pais, coordenadores e Diretoria. Portanto, iniciamos o ano letivo de 2021 no dia 3 de fevereiro, com aulas remotas e com calendário próprio. O ano letivo começou sem as matrículas dos alunos do Maternal e com 3.429 alunos. A partir do mês de agosto, já com a presença das crianças a partir de 3 anos, tivemos um total de 3.518 alunos matriculados.
  • Passado mais de um ano do início do isolamento social implantado como medida de controle da curva epidêmica e do avanço do Coronavírus, o Comitê de Enfrentamento à Pandemia de Covid-19 de Belo Horizonte anunciou o retorno às aulas presenciais, em escalonamento dos estudantes, a partir do dia 28 de junho de 2021. O Colégio organizou os alunos em grupos, sendo que, enquanto um tinha aulas presenciais, outro grupo participava das aulas remotamente, intercalando as semanas, com aulas híbridas.
  • O ano de 2021 foi um ano especial, dedicado a São José, conforme proclamado pelo Papa Francisco, e foi também o ano “Família Amoris Laetitia”.
  • A Campanha da Fraternidade 2021 teve como tema “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor” e como lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2, 14).
  • Em consonância com a CF/2021, foi organizada a Campanha da Solidariedade no período de 8 a 17 de setembro. As instituições que acolhem os nossos alunos nas atividades dos Dias de Formação foram contempladas com as doações recebidas.
  • De acordo com as normas exigidas para a aprovação de funcionamento da Escola, foi contratada uma empresa credenciada ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais para oferecer aos trabalhadores do Colégio o Curso de Brigada de Incêndio, destinado a instruir seus participantes sobre a mitigação de riscos e as ações iniciais de primeira resposta em casos de sinistros na Escola, de forma a manter os padrões de segurança estabelecidos em legislações vigentes com ênfase nos riscos específicos do ambiente.
  • No dia 7 de agosto desse ano, celebramos os 40 anos do Terceiro Milagre de Paula Frassinetti, que manifestou a bondade curativa de Deus em São Calógero, Itália, na província de Catanzaro, cidade agrícola do interior de Vibo, na vida e saúde de Maria Maccarone, no dia 7 de agosto de 1981.
  • Em 2021, os formadores locais da Escola Permanente do Leigo Educador elaboraram as novenas de Paula Frassinetti e Fundação do Instituto, partilhando-as com toda a Província Brasileira. Concluímos também os estudos propostos pelo Governo Geral em preparação ao XXII Capítulo Geral. Continuamos com a programação sistemática da Escola de Leigos.
  • A Equipe Pedagógica do Colégio se esmerou durante todo o ano na preparação para a implantação do Novo Ensino Médio em 2022, conforme determinou a alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de acordo com a Lei 13.415, de 16 de fevereiro de 2017.
  • Ampliação das salas de aula do Prédio A, com a retirada da varanda do lado da frente do Colégio.
Imagem da década de 2020

2022

  • Havia 3.546 alunos matriculados no ano de 2022.
  • Comemoração dos 60 anos do Colégio Santa Dorotéia na cidade de Belo Horizonte.
  • Iniciamos o ano de 2022 ainda com a pandemia de Covid-19. Os alunos do Infantil e do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental (de 5 a 11 anos de idade) permaneceram com as aulas on-line, conforme decreto municipal publicado em 28 de janeiro. Esses dias letivos foram compensados no mês de dezembro. Retomamos, assim, as atividades do Colégio, seguindo um rígido protocolo de segurança.
  • Em 2022, implantamos a Nova Formulação do Ensino Médio, que veio para fortalecer o protagonismo de estudante, na medida em que possibilitou a escolha de trajetórias com as quais o aluno se identifica ou nas quais deseja aprimorar seus conhecimentos. Esse novo formato de ensino privilegia um currículo que contempla uma formação geral, destinada a todos os estudantes, e também itinerários formativos (trilhas da aprendizagem, projeto de vida, aprofundamento e eletivas), escolhidos conforme as preferências de cada um, que lhes possibilitarão aprofundar seus estudos em diferentes áreas de conhecimento. A proposta é dar autonomia para que o aluno experimente diferentes habilidades e se desenvolva em suas áreas de interesse e possa trilhar caminhos até a direção a ser seguida quanto à sua escolha profissional. Iniciamos esse novo modelo com os alunos do 1º ano do Ensino Médio.
  • O Colégio disponibilizou também aulas de apoio escolar gratuitas para alunos interessados, com o objetivo de consolidar aprendizagens estruturantes em cada série.
  • Em março de 2020, o Colégio criou o Serviço Multidisciplinar de Apoio à Inclusão, o SEMAE-CSD. Entretanto, em função da pandemia causada pela Covid-19, as atividades foram suspensas e só se reiniciaram em 2022. O objetivo era que os profissionais do SEMAE-CSD acompanhassem sistematicamente todos os estudantes que necessitassem. Inicialmente, foi feita a capacitação de toda a equipe educacional, apresentando as políticas públicas que norteavam a inclusão escolar e seus fundamentos técnico-científicos. As etapas do trabalho foram definidas para a implantação do serviço.
  • O Setor de Pastoral promoveu palestras on-line para os pais, com temas específicos para cada faixa etária dos alunos. Passado o tempo de isolamento social, a retomada das atividades presenciais requereu de todos nós um movimento de resgate e atualização das atitudes imprescindíveis em toda relação.
  • O Departamento de Ensino Religioso e Filosofia, assumindo também a Escola de Formação de Leigos no nosso Colégio, responsabilizou-se pela Formação Permanente dos Leigos no Colégio, promovendo reuniões mensais de formação continuada dos educadores na espiritualidade e no carisma de Paula Frassinetti. Oportunizou retiros com alunos, professores, funcionários e pais, além dos encontros sistemáticos com os funcionários administrativos e de manutenção, das manhãs e dos dias de espiritualidade para as famílias e os alunos. Acompanhou também, com os assessores da Pastoral da Juventude Escolar, todo o processo dos grupos de alunos, atividades, encontros, retiros… Dinamizou a Semana de Paula, das Mães, dos Pais, a Semana Missionária, a Campanha da Solidariedade… Outra atividade pastoral foi a disponibilidade em promover, com todos os alunos do Fundamental 2 e do Ensino Médio, visitas presenciais, as Manhãs de Formação, a entidades filantrópicas em nossa cidade. A equipe proporcionou celebrações litúrgicas durante todo o ano e trabalhou com a comunidade escolar a Campanha da Fraternidade/2022, cujo tema foi “Fraternidade e educação” e o lema, “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Cf. Pr 31,26).
  • No mês de julho, foi feita a reforma de uma sala de aula do segundo andar do Prédio A, criando uma sala concept, equipada com novos aparelhos de tecnologia e mobiliário diferenciado para atender aos alunos do Ensino Médio, a partir do segundo semestre de 2022.
  • Ampliação das salas de aula do Prédio A, com a retirada da varanda do lado da mata.
  • Reforma e instalação do ar-condicionado nos Prédios C e E.
  • Início da construção de um bloco para a instalação de novo elevador que dará acesso ao quarto andar, moradia da Comunidade Religiosa que atende ao Colégio.
  • Reforma de outras duas salas de aula, no Prédio A, para abrigar novas salas concept para atender aos alunos do Ensino Médio.

É bom rever, momento a momento, a atuação da graça de Deus que assistiu a este Colégio, sustentando-o e favorecendo a colheita de frutos compensadores no trabalho da educação.

Desejamos constituir a memória das duas primeiras décadas de história do Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte prestando justa homenagem a todos que lançaram sementes e cravaram as pedras fundamentais da herança que hoje temos.