O dia a dia do Maternal III
Na infância, o tempo é de brincar, questionar, descobrir, pesquisar, experienciar e aprender. Em todos os lugares as crianças observam, experimentam e aprendem. Logo, produzem conhecimento. Elas mostram se atentas, curiosas, investigativas e comunicativas.
![]() |
![]() |

Brincando com os elementos da natureza
Desde bem pequenas, comportam-se como cientistas que tentam solucionar os desafios que aparecem no seu dia a dia. Por mais simples que pareça a atividade de descobrir o modo de encaixar uma bolinha num cubinho e/ou fazer movimentos para alcançar um objeto, tais ações mobilizam uma série de neurônios que formam as sinapses capazes de construir o conhecimento.
![]() lançando bolinhas |
![]() construções com bambu |
![]() |
![]() |

pintura com elementos pendurados: pinha, cd e graveto
Sendo assim, pensamos nas situações, espaços e materiais que vamos disponibilizar nos espaços do colégio para aguçar a curiosidade das crianças permitindo que durante as brincadeiras e interações elas se desenvolvam ainda mais, consolidando o aprendizado e formando memórias.

atirei o pau no gato
![]() corre cutia |
![]() senhor caçador |
![]() fui na bahia |
![]() história na mata |
Assim, através desse olhar intencional e considerando tais aspectos caracterÃsticos das crianças do maternal III propomos diariamente propostas de pintura, desenho, colagem, brincadeiras de roda, vivências na natureza, dentre tantas outras.
![]() pintura com rodo |
|
![]() pintura com os pés no plástico bolha |
![]() colagem com celofane |
![]() pintura com aquarela |
![]() pintura no tecido |
Interagindo e pesquisando, os pequenos vão descobrindo um mundo de coisas… pensam possibilidades, criam conexões com seus pares e exploram limites!
![]() circuito com elástico |
![]() exploração com elementos não contáveis |
![]() construção da rotina |
![]() desenho em diferentes planos |
Isso é só um pequeno recorte do nosso dia a dia no Doró.
|Autoras: Professoras do Maternal 3 e Marly Araújo – Supervisora Pedagógica.


















