Na reta final rumo ao Enem, um olhar para a jornada do 3º ano do Ensino Médio
“…Você não sabe o quanto eu caminhei pra chegar até aqui, percorri milhas e milhas antes de dormir, eu nem cochilei, os mais belos montes escalei, nas noites escuras de frio chorei, a vida ensina e o tempo traz o tom pra nascer uma canção, com a fé no dia a dia encontro solução…”. — Cidade Negra

Caminhar diariamente na vida para alcançar cada meta desejada, percorrer caminhos, fazer escolhas, refazê-las, chorar, rir, vencer desafios diários, aprender por meio do percurso.
O 3º Ano do Ensino Médio é um período marcado por pressões acadêmicas, expectativas em relação ao futuro e a busca por autoconhecimento. Diante desse contexto transformador, é essencial encontrar maneiras de aliviar as tensões para preservar o bem-estar físico e emocional.


No Santa Dorotéia, a última fase da educação básica perpassa diversos sentimentos e emoções e ensina a superar obstáculos com mais tranquilidade. Cada um dos momentos vividos precisa ser significativo para fortalecer os jovens diante da próxima etapa da vida.
Nesse sentido, atenta à necessidade e à importância de proporcionar pausas, reflexões e descontração no contexto escolar, a Equipe Educacional prepara momentos ao longo do ano, que acontecem de maneira simples, leve, mas significativa, nos quais o maior desejo é que as memórias afetivas construídas no Colégio sejam marcantes e um alicerce para as escolhas realizadas.

As quatro turmas, o famoso “terceirão”, vivenciaram dias de formação humana no sítio do Colégio, atividades de técnicas respiratórias e relaxamento, o Casamento na Festa Junina, os famosos Dias “D”, como dia de personagens, dia de pijama, dia do cachorro-quente na sala dos professores, dia de rodízio de pizza, e vários “mimos” oferecidos pelo Colégio nos dias que antecedem o Enem, como cinema com direito a doce, sorvete, enfim, memórias afetivas diversas, que certamente ficarão marcadas para sempre.
Texto de Thaiane Máxima Thomé
Coordenadora/Orientadora do Ensino Médio

![]() |
![]() |
![]() |
![]() |














![]() |
![]() |








