Grupos de teatro finalizam os trabalhos deste ano com lindas apresentações
O Tempo. Tempo que nos consome, nos agita, nos torna individualistas, tempo de mudanças e o tempo do outro (ser)… Refletir sobre o tempo e suas mudanças foram alguns caminhos percorridos em nossos encontros, aulas de teatro. Os alunos em 2019 fizeram suas escolhas sobre o que gostariam de trabalhar nas aulas de teatro. Temas foram desenvolvidos e experimentados a partir de provocações que os levassem a refletir e compreender melhor sobre o tempo da ação na escola, na família e nas relações estabelecidas com a arte e a sociedade.
Muitas foram as reflexões para a formação do pensamento e sobre a importância do trabalho coletivo. Alegrias e desafios foram experimentados no palco, respeitando o processo de criação de cada aluno. No primeiro semestre jogamos, compreendemos o nosso corpo e a nossa voz, respeitando o limite de cada indivíduo presente nas aulas, entendendo que a arte do Teatro é essencialmente coletiva, que precisamos um do outro para construir uma história a ser encenada. As improvisações nos temas: consumismo, identidade, espaço geográfico de ocupação social, futilidades da nossa vida de todos os dias e valores como amor, respeito, equilíbrio, felicidade, foram alguns dos lugares visitados em nosso processo de criação artística. Findamos o primeiro semestre apresentando pequenas cenas, exercícios, jogos e brincadeiras em nosso habitual e conhecido Oficinão 2019.
No segundo semestre retornamos das férias fazendo uma visita ao CCBB, importante centro cultural da nossa cidade compreendendo que o espaço da arte está além das paredes do Santa Dorotéia e de nossas casas. Incentivamos com esta visita a integração de nossos grupos de teatro, de forma que todos se encontraram em única atividade, tendo a possibilidade de trocar experiências e vivências, no aspecto técnico e sensitivo sobre o fazer teatral.
Findamos o ano com a apresentação dos exercícios teatrais: “O Fantástico Mistério de Feiurinha”, para os alunos iniciantes e “Alice No País das Maravilhas”, para os alunos veteranos, estabelecendo que a produção artística está vinculada a desejos de transformações culturais e sociais.

![]() |
![]() |
Ressaltamos que o Projeto de Teatro na Escola tem como foco e objetivos essenciais: o fortalecimento das relações, o empoderamento do indivíduo e suas descobertas por intermédio da arte do presente – o Teatro. Agradecemos à comunidade escolar, que aos longos dos 16 anos desse trabalho reconhece no teatro uma importante ferramenta para educação. Aos alunos meus sinceros parabéns pelos feitos e realizações!
“A cada um cabe a responsabilidade e o reconhecimento sobre as mudanças de nosso tempo. Se acreditamos que tudo pode ser possível, estaremos exercitando nossa capacidade de conviver e criar, uns com os outros. Só assim poderemos produzir energias positivas para a nossa vida.”
Marcelo Oliveira



![]() |
![]() |










