Desafio da Centopeia
Brincadeiras são atividades completas, pois nelas os alunos desenvolvem simultaneamente noções e habilidades relativas a Números e Operações, Geometria, Grandezas e Medidas. A brincadeira “Desafio da Centopeia” tem regras simples e foi realizada com a participação de todos os alunos da sala. Os alunos foram organizados em grupos de quatro. E no pátio, desenhamos contornos de círculos, formando uma centopeia.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Cada grupo de alunos, na sua vez, tinha como objetivo cumprir o desafio proposto pela professora. O grupo que conseguisse cumprir o desafio ganhava uma tampinha. Uma tampinha é o mesmo que um ponto.
O grupo que terminasse a brincadeira com a maior quantidade de tampinhas vencia. Ao final da brincadeira, depois que a turma havia cumprido todos os desafios, promovemos uma roda de conversa e partilhamos todas as descobertas.
![]() |
![]() |
Além dessas regras, os alunos desenvolveram o esquema corporal, a relação de espaço, o conhecimento da forma circular e a contagem de pontos.

Turma 11T – Izabela Soares





