Crianças do Doroteia aprendem através da interação social
O Campo de Experiência O Eu, o outro e o nós, proposto na Base Nacional Comum Curricular, enfatiza a importância de a criança aprender práticas sociais através da interação com seus pares. Para isso, é importante proporcionar vivências que trabalhem a identidade de cada criança e valores como a partilha, o respeito pelo próximo e a importância da amizade.
Nas fotos abaixo, alunos do Maternal 2 e Maternal 3 vivenciam atividades de consciência corporal, relaxamento, reconhecimento de amigos e exercício de gratidão para com colegas de sala.

![]() |
![]() |



A BNCC salienta a importância de a criança experienciar o mundo através de seu corpo. São nas atividades mão na massa que a criança conhece o seu entorno e desenvolve habilidades motoras grossas e finas. Nas fotos abaixo, alunos do Infantil 1 trabalham a capacidade de registro de imagens a partir de um tema, alinhado com o campo de experiência Traços, Sons, Cores e Formas, assim como habilidades de coordenação motora fina, de encontro ao campo de Experiência Corpo, Gestos e Movimentos.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
O Colégio Santa Dorotéia foi invadido por dinossauros! Os alunos do Infantil 2 brincaram e aprenderam bastante nas aulas em inglês sobre dinossauros. Na atividade abaixo, as crianças trabalham com a expressão corporal ao incorporarem a ideia da brincadeira: ser um dinossauro por um dia!
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Os alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental foram ao Armazém do Doró aprender sobre valores de moedas e cédulas. Através de situações cotidianas, tais como fazer compras, as crianças aprendem sobre habilidades matemáticas em inglês, de maneira divertida e envolvente.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
A Base Nacional Comum Curricular propõe, na Área de Linguagens, habilidades relacionadas à Arte, como a experimentação de diferentes formas de expressão artística e as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.
O 4º ano do Ensino Fundamental desenvolveu estas habilidades em um projeto que integrou linguagens diversas e culminou na produção, em grupos, de telas sobre suas partes preferidas do colégio.
![]() |
![]() |

Os alunos do 5º ano trabalharam, em suas aulas em inglês, alguns elementos que compõem as identidades de países e continentes do mundo. A atividade trabalhou habilidades de pesquisa, produção de texto e de oratória, uma vez que as descobertas realizadas pelos alunos foram apresentadas aos colegas de sala.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |








































