Educação FÃsica na formação integral doroteana é diferenciadora na vida dos estudantes
Nas aulas de Educação FÃsica do Santa Dorotéia, as práticas corporais, tanto na natureza quanto nos espaços urbanos, oferecem muito mais do que noções saudáveis de movimento. De acordo com a BNCC, essas vivências ampliam habilidades como autonomia, cooperação, responsabilidade e tomada de decisão.

Ao explorarem desafios diversos pelo viés da formação integral, os estudantes desenvolvem a capacidade de cuidar de si, do outro e do espaço em que vivem, fortalecendo também o vÃnculo com a natureza e a consciência ambiental. Além disso, o respeito à s regras, o autocontrole, a disciplina e a valorização do oponente são estimulados em diferentes contextos. As aulas de lutas, propostas nas turmas do 3º Ano do Ensino Médio, são exemplo de boas práticas que envolvem a reflexão sobre a cultura de paz e o respeito mútuo nas relações. Realizados de forma segura e cooperativa, preceitos básicos como ataque, defesa e esquiva proporcionam mais motivação.
Assim, cada experiência se transforma em aprendizado efetivo, que vai além do contexto escolar. Realidades que contribuem significativamente para a formação de cidadãos crÃticos, autoconfiantes e capazes de viver com equilÃbrio e respeito.



