Post Details


A importância da culinária pedagógica na Educação Infantil

22 abr Wesley Roque 0 Atividades

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é imprescindível que as práticas pedagógicas estimulem o desenvolvimento integral, contemplando áreas como linguagens, cognição e socialização, bem como a formação de valores.
A abordagem contextualizada da culinária na Educação Infantil tem um papel fundamental, pois vai além do ato de preparar alimentos. Seu propósito torna-se um recurso poderoso para a formação de crianças mais conscientes, colaborativas e criativas.

Ao realizarem tarefas como medir ingredientes, observar reações químicas durante o preparo e manusear utensílios, as crianças exercitam o pensamento lógico, a resolução de problemas e as habilidades de coordenação motora fina, essenciais para a escrita e outras atividades cotidianas. Além disso, o trabalho em grupo favorece a divisão de responsabilidades e proporciona uma excelente oportunidade de aprendizado lúdico e sensorial, ampliando o vocabulário e a comunicação.
Durante as experimentações, outro ponto importante é a educação alimentar. No preparo de diferentes pratos, a variedade de alimentos ensina sobre o equilíbrio saudável e o valor da diversidade cultural.
A turma do Infantil 2, da Professora Priscilla Mércia, teve um dia de Padaria para a produção de pães. A atividade foi processual e envolveu etapas distintas até a finalização com a fornada. Primeiramente, as crianças conheceram os ingredientes, entenderam a função do fermento biológico natural e cuidaram da sua preparação, alimentando-o com água e farinha de trigo.

 

No dia da produção da massa, todos estavam devidamente paramentados com chapéu e avental, conhecendo a importância do uso desses itens de proteção e higiene. Houve também a integração da língua inglesa durante a prática, para familiaridade e ampliação do vocabulário.
Por fim, os pães foram assados em uma assadeira elétrica, em sala de aula, diante da observação atenta da turma. O conhecimento teve um sabor diferente!

 Núcleo de Comunicação e Eventos.

 

 

Deixe um comentário