Estudantes do 6º ano/EF constroem e experimentam instrumentos ópticos
Incentivar o pensamento cientÃfico e utilizar a tecnologia são ações que despertam o interesse dos alunos pelas Ciências e incentivam a busca de soluções inovadoras para as questões da vida.
Nossos estudantes do 6º ano vivenciaram uma prática de construção de novos saberes colocando a mão na massa, em um projeto interdisciplinar entre a Ciência e a FÃsica.
Aplicar conceitos das Ciências da Natureza sendo protagonista da sua própria prática faz com que os estudantes criem memórias afetivas e aprendizagem significativa, levando o conhecimento para a vida. Assim, nesse projeto, trabalhamos a educação integral e a percepção de como o nosso corpo interage com o meio ambiente.
Tivemos as seguintes oficinas, para observação e criação:
- Imagens tridimensionais que flutuam no ar montar um TRONCO DE PRISMA para obter uma imagem como resultado da superposição de várias imagens.
![]() |
![]() |
- Objetos muito distantes, como planetas ou estrelas como funcionam a LUNETA e o telescópio refletor.
![]() |
![]() |
- Objetos na superfÃcie do mar, supondo que você esteja no interior de um submarino montar e ver como funciona um periscópio.
![]() |
![]() |
- Objetos cuja luz sofreu diversas reflexões em espelhos planos montar e ver como funciona um CALEIDOSCÓPIO.
![]() |
![]() |
- Ilusões de ótica provocadas pelo cansaço da retina após uma focalização excessiva de um ou dois objetos (funcionamento das imagens geradas numa projeção de cinema).








