Post Details


Estudantes do 6º ano/EF constroem e experimentam instrumentos ópticos

20 set Wesley Roque 0 Outros

Incentivar o pensamento científico e utilizar a tecnologia são ações que despertam o interesse dos alunos pelas Ciências e incentivam a busca de soluções inovadoras para as questões da vida.

Nossos estudantes do 6º ano vivenciaram uma prática de construção de novos saberes colocando a mão na massa, em um projeto interdisciplinar entre a Ciência e a Física.

Aplicar conceitos das Ciências da Natureza sendo protagonista da sua própria prática faz com que os estudantes criem memórias afetivas e aprendizagem significativa, levando o conhecimento para a vida. Assim, nesse projeto, trabalhamos a educação integral e a percepção de como o nosso corpo interage com o meio ambiente.

Tivemos as seguintes oficinas, para observação e criação:

  • Imagens tridimensionais que flutuam no ar montar um TRONCO DE PRISMA para obter uma imagem como resultado da superposição de várias imagens.
  • Objetos muito distantes, como planetas ou estrelas como funcionam a LUNETA e o telescópio refletor.

 

  • Objetos na superfície do mar, supondo que você esteja no interior de um submarino montar e ver como funciona um periscópio.

 

  • Objetos cuja luz sofreu diversas reflexões em espelhos planos montar e ver como funciona um CALEIDOSCÓPIO.
  • Ilusões de ótica provocadas pelo cansaço da retina após uma focalização excessiva de um ou dois objetos (funcionamento das imagens geradas numa projeção de cinema).

Deixe um comentário