3ª Manhã Cultural revela a responsividade como fio condutor do circuito de atividades
Estudantes do Segmento 2, com a participação ativa de seus familiares, realizaram a Manhã Cultural 2025 no último sábado, 27 de setembro.

A proposta pedagógica convergiu com as atividades acadêmicas, destacando habilidades e expertises focadas na construção de saberes, vivências e sensibilidade artística, na produção científica e colaborativa e na análise crítica da sociedade contemporânea em seus desafios traduzindo o slogan “Mentes responsivas inspiram consciência crítica e criativa”.
Alinhada aos objetivos globais da rede de escolas associadas da Unesco, a Manhã Cultural apresentou experiências relevantes para a vida cotidiana, tendo a responsividade como fio condutor. O termo, comumente utilizado na área tecnológica, refere-se à capacidade de adaptação a diferentes condições, mantendo a funcionalidade. Uma mente responsiva, portanto, está sempre aberta ao novo, adaptando-se às necessidades do mundo, de forma crítica e consciente.

Mais de 25 atividades, entre oficinas e vivências, fortaleceram nos jovens a confiança, o desenvolvimento intelectual e a compreensão do mundo. Os pontos altos foram o Eco-Brechó, que apresentou a pegada hídrica e a sustentabilidade a partir da economia circular têxtil; a ambientação “Focos de Luz”, que proporcionou uma experiência reflexiva sobre atuação de sujeitos históricos que se dedicaram ao salvamento de vidas durante as grandes guerras; e os Saraus, com apresentações artísticas diversas apresentando talentos multifacetados dos estudantes.
O Santa Dorotéia agradece a presença e o prestígio dos familiares e parabeniza estudantes e educadores pela dedicação em cada trabalho! Que sucesso!




















